Vocabulário usado no Google Adwords

O que é cpc ? O que são impressões ? e conversão ?

Essas são sempre algumas perguntas básicas feitas por novos anunciantes de links patrocinados na plataforma do Google Adwords. Para ajudar os novos anunciantes a entender as métricas e vocabulário básico usado nas campanhas de links patrocinados e nos relatórios enviados, decidi colocá-los abaixo para uma referência rápida.

Obs: O mesmo vocabulário do Google Adwords  é utilizado por todos os canais de mídia online (ex: Uol, Terra, Yahoo, Globo, MSN, etc).





Métricas Básicas


IMPRESSÕES -  total de vezes que seus anúncios foram exibidos para os usuários

CLIQUES -  número de usuários que clicaram nos anúncios

CTR (click  through rate), ou simplesmente TAXA de CLIQUES -  a relação entre o número de vezes que os anúncios são clicados pelo total de vezes que são exibidos (impressões).

Ex: 1.000 impressões dos anúncios receberam 80 cliques - o CTR é 80/1000 = 8%

CPC, custo por clique - Quanto custou cada clique na campanha

INVESTIMENTO (custo) - O total de $$ investido na ação de mídia



Métricas de Conversão


CONVERSÃO (TRANSAÇÃO) -  É o total de ações desejadas geradas pela campanha, pode ser venda, cadastro, ligação, contato recebido.

Ex: Para um site de e-commerce toda venda concluída no site é uma conversão.

TAXA DE CONVERSÃO - A relação entre as conversões realizadas no site.

Ex: A campanha recebeu 5.000 cliques que geraram 5 vendas no site. A taxa de conversão será >> 5/5000= 0,10%

CUSTO DE CONVERSÃO - Total investido na ação de mídia (custo) pelas ações realizadas (conversões).

Ex: Investiu-se R$ 1.000 em mídia em determinada semana que geraram 20 vendas. O custo de conversão será  R$1.000/20 =  R$ 50

CPA - é a sigla para custo por aquisição , que o mesmo que custo de conversão.


Agora que conhece as métricas mais usadas nas campanhas de mídia online, poderá entender melhor os relatórios do Google Adwords.

A otimização e análise de cada uma das métricas ficará para outro post, pois cada campanha, cada canal (site) e tipo de veículo (Google, UOL, etc..) possuem comportamentos diferentes dos usuários (internautas) e devem ser levadas em consideração na hora de analisar os resultados de uma campanha.

Ficou alguma dúvida ? Deixe seu comentário abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário