O que é cpc ? O que são impressões ? e conversão ?
Essas são sempre algumas perguntas básicas feitas por novos anunciantes de links patrocinados na plataforma do Google Adwords. Para ajudar os novos anunciantes a entender as métricas e vocabulário básico usado nas campanhas de links patrocinados e nos relatórios enviados, decidi colocá-los abaixo para uma referência rápida.
Obs: O mesmo vocabulário do Google Adwords é utilizado por todos os canais de mídia online (ex: Uol, Terra, Yahoo, Globo, MSN, etc).
Métricas Básicas
IMPRESSÕES - total de vezes que seus anúncios foram exibidos para os usuários
CLIQUES - número de usuários que clicaram nos anúncios
CTR (click through rate), ou simplesmente TAXA de CLIQUES - a relação entre o número de vezes que os anúncios são clicados pelo total de vezes que são exibidos (impressões).
Ex: 1.000 impressões dos anúncios receberam 80 cliques - o CTR é 80/1000 = 8%
CPC, custo por clique - Quanto custou cada clique na campanha
INVESTIMENTO (custo) - O total de $$ investido na ação de mídia
Métricas de Conversão
CONVERSÃO (TRANSAÇÃO) - É o total de ações desejadas geradas pela campanha, pode ser venda, cadastro, ligação, contato recebido.
Ex: Para um site de e-commerce toda venda concluída no site é uma conversão.
TAXA DE CONVERSÃO - A relação entre as conversões realizadas no site.
Ex: A campanha recebeu 5.000 cliques que geraram 5 vendas no site. A taxa de conversão será >> 5/5000= 0,10%
CUSTO DE CONVERSÃO - Total investido na ação de mídia (custo) pelas ações realizadas (conversões).
Ex: Investiu-se R$ 1.000 em mídia em determinada semana que geraram 20 vendas. O custo de conversão será R$1.000/20 = R$ 50
CPA - é a sigla para custo por aquisição , que o mesmo que custo de conversão.
Agora que conhece as métricas mais usadas nas campanhas de mídia online, poderá entender melhor os relatórios do Google Adwords.
A otimização e análise de cada uma das métricas ficará para outro post, pois cada campanha, cada canal (site) e tipo de veículo (Google, UOL, etc..) possuem comportamentos diferentes dos usuários (internautas) e devem ser levadas em consideração na hora de analisar os resultados de uma campanha.
Ficou alguma dúvida ? Deixe seu comentário abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário