O Poder das Mídias Sociais na Comunicação

O presidente dos EUA, Barack Obama, dá um bom exemplo de como usar as redes sociais a seu favor.
Na sua campanha política à presidência e, atualmente, no exercício de seu cargo, Obama foi a pessoa que melhor usou as mídias sociais no planeta, segundo o gerente geral do MySpace no Brasil, Emerson Calegaretti, que apresentou o painel sobre os mandamentos das redes  sociais para os negócios, no Seminário INFO sobre O Poder das Mídias Sociais, realizado nesta segunda-feira (30) em São Paulo.
Para Calegaretti, há diversos motivos para que as empresas invistam nas redes sociais. Uma razão é o gosto do brasileiro por este tipo de produto. "O brasileiro é personalista, ligado a sua imagem, por isso 85% da base de internautas aqui usa redes sociais", diz. Para as empresas que pretendem usar ou usam as mídias sociais em seus negócios, Calegaretti ensina quais são os 6 mandamentos:


1- Saberás qual é sua reputação na web

Calegaretti diz que a empresa precisa tentar entender qual é a percepção do público da sua marca, antes de começar qualquer ação na internet. Segundo ele, a repercussão dos insatisfeitos é maior que a dos satisfeitos e esse efeito é ainda maior na web. "Obama explorou a insatisfação dos americanos com Bush e usou a internet para captar esse sentimento", diz.


2- Farás planos diferentes, pois cada rede é distinta

O diretor do MySpace Brasil recomenda que as empresas não criem uma mesma ação para diferentes redes sociais. "É trabalhoso, mas é preciso entender o que é mais interessante para cada rede", diz. Mais uma vez, ele cita Obama como exemplo: "No Flickr, ele mostrou fotos do dia a dia, no Twitter, falava de ações imediatas, no LinkedIn, mostrava que era um profissional respeitado e preparado para o cargo que pretendia assumir", diz.


3- Ouvirás e não apenas falarás

A internet não é como a TV, que manda uma mensagem para milhões de pessoas, mas não escuta o que elas falam, segundo Calegaretti. "É preciso aprender a ouvir o feedback das pessoas, usar a sabedoria das multidões", diz.


4- Engajarás as pessoas em torno de ti

As campanhas nas redes sociais não precisam necessariamente falar sobre o produto em si, mas principalmente envolver os internautas em alguma ação. Calegaretti cita os casos de empresas que criaram hotsites no MySpace, como a Nokia (Myspace.com/xpressmusic).


5- Medirás os resultados

O Returno of Engagement (ROE) é fundamental, diz Calegaretti. "Há empresas que dizem que não conseguem mensurar as ações nas redes sociais, mas há diversos indicadores para verificar se uma ação é bem sucedida, como a quantidade de amigos e seguidores, número de comentários."


6- Permanecerás de maneira contínua

Quando Obama foi eleito, ele pegou a base de informações e seguidores e transportou para o site Change.gov. "Depois da eleição, ele continuou a conversa com a população. No site da Casa Branca, ele já gravou um vídeo com respostas às perguntas enviadas pelos cidadãos", diz Calegaretti. Segundo o diretor geral do MySpace Brasil, não se deve abandonar as pessoas que você conquistou em uma ação feita na internet.

Fonte: Info Abril

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